Quais são as coisas básicas a saber sobre cartões de crédito?



  • Onde usar e onde não usar?
  • Onde você deve comprar um cartão de crédito e onde não deve?

Um cartão emitido por uma empresa financeira que permite emprestar dinheiro para suas compras e saques em dinheiro. Todo cartão de crédito tem um ciclo de cobrança (data da cobrança até a data da cobrança). Em cada data da fatura, é gerada uma fatura que consiste em uma lista de compras. Essa fatura tem uma certa data de vencimento na qual o titular do cartão de crédito deve pagar de volta ao banco - o total em aberto ou o mínimo devido.

Como o cartão de crédito funciona durante

  1. Compras
  2. Saques em dinheiro

Compras:

  • Vamos supor que a data da fatura do cartão de crédito seja a primeira de cada mês. Geralmente, a data de vencimento é 22 dias após a data de cobrança. Portanto, a data de vencimento do reembolso é vigésima terceira do mês.
  • Agora, digamos que uma pessoa com cartão de crédito tenha comprado um dia antes do dia do faturamento. Essa compra se torna parte da fatura gerada no primeiro dia do mês e deve ser paga até o vigésimo terceiro do mês.
  • Dessa forma, ele ou ela tem um período máximo de crédito gratuito de 22 dias. Se o total do saldo em aberto não for amortizado até o vigésimo terceiro mês, incidirão juros à taxa de 2,95% ao mês sobre o valor em aberto.
  • Vamos supor que o mês tenha 31 dias, as compras feitas no segundo mês serão listadas na fatura gerada no primeiro dia do próximo mês.
  • Essa conta deverá ser paga até o vigésimo terceiro do próximo mês. Portanto, ele tem 51 dias de crédito gratuito (29 dias até a fatura ser gerada + 22 dias a partir desse dia para pagar a fatura). Portanto, pode-se pedir dinheiro emprestado sem ter que pagar nenhum interesse.

Portanto, faz sentido usar o cartão de crédito ao máximo imediatamente após a data do faturamento, ou seja, um dia após a data do faturamento, que neste caso é o segundo do mês.

Retirada de dinheiro:

Mas a lógica acima não funciona caso o indivíduo retire dinheiro usando um cartão de crédito. Não há período de crédito gratuito. No caso de dinheiro, os juros começam a se acumular desde o primeiro dia.

Além de uma taxa de retirada de dinheiro também é cobrada. O encargo de retirada de dinheiro normalmente é de cerca de Rs 250 ou 2,5% do valor retirado, o que for maior.

Então, digamos que um montante de Rs 50.000 seja retirado usando um cartão de crédito. Portanto, 2,5% (aprox.) Da quantia é de Rs. 1250

Agora Rs. 1250 como podemos ver é maior que Rs. 250 e, portanto, Rs. 1250 é o valor que deverá ser pago como uma taxa de retirada em dinheiro.

Os juros sobre o saque em dinheiro geralmente variam de 3,0 a 3,5% ao mês. E como esses juros são compostos mensalmente, a taxa efetiva de juros anual tende a ficar entre 36 e 42% ao ano.

Portanto, se 50.000 Rs forem retirados no segundo dia do mês usando um cartão de crédito, os juros serão cobrados até o momento em que a conta for gerada, ou seja, o primeiro do próximo mês. Portanto, os juros serão cobrados por um período de 29 dias. À taxa de 42% ao ano, os juros desse período, no valor de Rs 50.000, chegam a 1667 Rs. Esse interesse está acima dos Rs 1250, taxa de retirada de dinheiro. Portanto, um total de Rs 2917 deve ser pago pela retirada de Rs. 50.000 usando seu cartão de crédito.

Antes de comprar um cartão de crédito…

  • Encargos anuais

Atualmente, as empresas estão oferecendo cartões de crédito sem custo pelo primeiro ano e cobrando a partir do segundo ano. Portanto, informe-se sobre suas cobranças anuais antes de comprar um cartão de crédito. Algumas empresas não oferecem cobrança anual se você gastar algum limite (limite definido pela empresa, 4-5 vezes o seu limite de crédito)

  • A taxa de juros

Quanto de juros é cobrado, se você não pagou no período de carência. Se for de mais de 3-4% de juros mensais, é melhor evitar isso. Além disso, verifique as taxas de retirada em dinheiro nos caixas eletrônicos. alguns cartões de crédito permitem que você pague através dos EMIs naquele momento. Verifique a taxa de juros no EMI.

  • Limite de crédito

Geralmente, as empresas não divulgarão seu limite de crédito antes de comprá-lo. Eles verificarão sua pontuação CIBIL etc. para decidir seu limite de crédito. Se o limite de crédito não for suficiente, não aceite o cartão, devolva-o e aplique-o em outra empresa

  • Taxas e multas

Outras multas e taxas, como cobranças por renovação de cartão, cobranças de saque por demanda, cobranças por retirada de dinheiro etc.

  • Incentivos

Muitos emissores de cartões oferecem recompensas e reembolso aos seus clientes para induzi-los a usar o cartão. Empresas como a ICICI estão oferecendo cartões de crédito apenas para melhorar sua pontuação de crédito.

TL; DR

Um cartão de crédito é como uma faca de dois gumes, é uma ferramenta muito útil se você usá-lo corretamente, mas também pode causar danos terríveis se usá-lo de forma inadequada.

  • Compre seu cartão em qualquer empresa que ofereça menos encargos anuais, menos taxas de juros e mais ofertas, como pontos de recompensa e reembolso.
  • Use-o onde quiser, exceto em saques em caixas eletrônicos e em locais com sobretaxa.

Desejo-lhes tudo de bom…

Obrigado...


Postagem Anterior Próxima Postagem

Comentários